Durante o período de férias mais de metade dos animais de estimação são abandonados em caixotes do lixo, lixeiras, beiras de estradas ou descampados por famílias que depois das férias arranjam um outro animal.
Existem casos de pessoas que ao mudarem de casa deixam os seus animais de estimação na antiga casa, que muitas vezes está em ruínas ou fica durante muito tempo desabitada, acorrentados e sem qualquer alimentação.
Muitas vezes por pura maldade, por estarem embriagados ou por diversão pessoas maltratam animais fazendo-lhes ferimentos ou outros actos que muitas vezes levam à morte do animal.
Muitas pessoas quando os seus animais de estimação acasalam e têm crias, deitam as crias para descampados ou contentores do lixo dentro de sacos, entregues ao seu destino.
Há pessoas a envenenar os animais de estimação dos vizinhos, por vezes só para os animais não lhes estragarem a relva do jardim.
Estes são apenas alguns dos casos que sucedem com animais de estimação, na maioria das vezes cães ou gatos, mas de certeza há mais. Deixo-vos com algumas imagens: